quinta-feira, 24 de março de 2011

Anzhi a la Madrid

OFF - ih, começou...
Roberto Carlos é alvo de racismo na Rússia.

O lateral esquerdo Roberto Carlos, que recentemente deixou o Corinthians para atuar no futebol russo foi alvo de gestos racistas, antes do início do jogo de seu time, o Anzhi, e o Zenit, em São Petesburgo.

Durante o período de aquecimento um torcedor do Zenit ofereceu uma banana ao jogador brasileiro. O ato foi repudiado por Budun Budunov, presidente de futebol do Daguestão, região onde fica localizado o Anzhi.

"Não se pode julgar todos pela atitude errada de um ou outro. Existem pessoas doentes em todas as partes", disse.

Esta não é a primeira vez que Roberto Carlos é alvo de insultos racistas. Em 2005, ainda no Real Madrid, o lateral esquerdo foi insultado por torcedores do Deportivo La Corunha. A atitude também não é inédita por parte dos torcedores do Zenit. Em 2008, a UEFA ameaçou expulsar a equipe de São Petersburgo da Liga Europa, em virtude de ofensas dirigidas a alguns jogadores do Olympique de Marselha.

Na época, o então treinador do clube, Dick Advocaat, admitiu que a falta de atletas negros na equipe tinha a ver com a atitude de alguns torcedores.

FONTE:ESPN.


Tá aí um exemplo que a Europa não é desenvolvida, é rica. É triste ver como um país com tantos recursos como a Rússia, não saber respeitar as etnias diferentes dos imigrantes que tanto fazem crescer a economia emprestando sua juventude aos países que não a têm, Jucilei e Roberto Carlos são exemplos disso, uma jovem promessa do futebol brasileiro e um jogador mundialmente consagrado, tentando fazer do Anzhi um clube grande.
Talvez seja uma tentativa do modesto Anzhi se equiparar ao Real Madrid, Os dois são clubes racistas e ofenderam Roberto Carlos um dia.
Se Roberto Carlos que é de etnia parda sofre racismos, o que será que Jucilei ou outro jogador afrodescendente irá sofrer por ali?

Um comentário:

  1. Há alguns anos, num domingo, Aterro do Flamenro, Rio de Janeiro, 3 jovens precisavam de um 4º para completar as duplas. Perto da quadra de areia, um senhor lia o Jornal dos Sporte, qd. a bola caiu em seu peito, ele a devolveu magistralmente . Resumindo: foi chamado pra completar as duplas, para surpresa de todos, o vovô fazia gol sem parar. Por fim, de tão curiosos, perguntaram quem era ele. Humildemente respondeu:- Me chamo Nilton Santos!

    ResponderExcluir